Networking na dose certa: carisma tem muito a ver com sinceridade
Por: Karrin Sato
30/04/08
InfoMoney
SÃO PAULO - Tanto se fala sobre networking que as pessoas acabam exagerando. Imagine a seguinte situação: um estagiário tem amizade com todos os demais estagiários. Porém, ao ser efetivado, rompe completamente a relação com eles.E quem nunca se deparou com um profissional que demonstrava grande admiração por seu superior direto, mas, ao ser transferido para outro departamento, esqueceu completamente dele, bem como das outras pessoas com quem trabalhou?Situações como essas são bastante comuns, garante a diretora da consultoria de imagem RMML, Renata Mello. "Existe um jogo de interesse relacionado a cargos. Quando há interesse em jogo, geralmente, as pessoas se mostram pacientes e simpáticas. É até normal que isso aconteça, uma vez que, por trás dessa atitude, está o próprio emprego delas. O problema se dá quando não somos quem somos. Cedo ou tarde, nos entregamos e mostramos a verdadeira face".O passado importa
Há quem se esqueça de quem já o ajudou. Assim, uma vez alcançado o objetivo, o contato profissional que outrora foi tão "paparicado" é rapidamente "descartado". "É importante não esquecer o passado. O mercado de trabalho é pequeno e é provável que cruze com contatos profissionais antigos.
Alguém que você esqueceu pode acabar se tornando seu chefe", analisa Renata.
Vamos supor que, no seu curso de MBA, você conhece um importante executivo. Ele não lhe agrada, mas, pelo fato dele ser "importante", acaba fazendo de tudo para que se tornem amigos. O objetivo é fechar um grande contrato comercial."O que ocorre é que, quando finalmente conseguir o que deseja [fechar o contrato], poderá não tratar mais o contato como antes. Ele deixará de ser importante. E assim acaba entregando sua face interesseira", explica a especialista.Ao deixar transparecer o oportunismo, o profissional se queima no mercado e, muitas vezes, acaba sendo conhecido pelo mau caráter. "A fama se espalha", garante a consultora.A importância de ser autêntico
A dica para manter uma boa rede de relacionamentos é prezar pela sinceridade e originalidade, sem focar no interesse pessoal ou profissional. Lembre-se de que ninguém é obrigado a gostar de ninguém, mas todos merecem um tratamento igualitário e respeitoso, sem distinção de cargo."É errado tratar o assistente de uma forma e o presidente da empresa de outra. O mundo dá voltas", diz Renata. Mesmo porque, nem sempre a pessoa que você bajula irá te ajudar.O carisma não tem a ver com o esforço contínuo para agradar os outros, e sim com a autenticidade, o caráter, os valores éticos e morais e a transparência nas relações humanas.
Oito pequenos investimentos que garantem grandes retornos1. Marketing pessoal – Saiba vender o seu peixe e exponha tudo o que você tem a oferecer e sabe fazer benfeito, mas tome cuidado, porque a linha entre um excelente marketing pessoal e a arrogância é muito tênue.
Dica: promova-se, pois, se você não fizer isso, outros farão.
2. Marketing de relacionamento – Não desenvolva relacionamentos apenas profissionais, pois é pouco inteligente achar que dará resultados ligar ou visitar sempre que você tiver interesse em lucrar. É imprescindível criar um vínculo de respeito e confiança e, aqui, inclui-se o campo pessoal.
Dica: um dos segredos da persuasão é: antes de fazer o cliente, faça um amigo.
3. Networking – Pesquisas recentes mostram que aproximadamente 68% das oportunidades de negócios tornam-se reais devido ao networking. Para ter excelentes contatos profissionais, além do bom relacionamento, é necessário estar sempre em evidência, pois quem não é visto não é lembrado.
Dica: participe de happy hours, feiras, jantares, encontros, parcerias e promoções, além de indicar empresas e profissionais.
4. Desbrave boas parcerias – Parcerias, assim como a propaganda boca a boca, além de terem um custo baixo ou inexistente, trazem resultados rápidos e interessantes.
Dica: geralmente essas parcerias são ganha-ganha e funcionam no sistema de indicação (com ou sem comissão) ou permutas.
5. Comarketing – A ideia é reunir numa mesma promoção duas ou mais marcas que tenham objetivos em comum. Esse conceito beneficia os clientes e torna o investimento com ações promocionais muito mais barato.
Dica: pode ser com folderes, outdoors e jornais.
6. Esteja por dentro do mercado (e da concorrência também) – Conheça o mercado a fim de saber quais produtos e serviços terão mais procura e aceitação.
Dica: também avalie seus concorrentes diretos e as “possíveis ameaças”, mas não os veja como inimigos, e sim como uma espécie de termômetro que auxiliará você a avaliar sua competência e o motivará em busca da excelência.
7. Dê um show de atendimento – O ato de vender envolve pelo menos duas pessoas (partes) e o atendimento é elemento fundamental. Uma vez que seja satisfatório, ele pode, até mesmo, fazer o preço se tornar secundário. Clientes encantados e fiéis são, geralmente, menos sensíveis a preço que novos clientes.
Dica: lembre-se sempre de que é melhor fazer um cliente que duas vendas!
8. Pós-venda – Um dentista liga para o paciente após dois dias da consulta para saber se a dor desapareceu. O pediatra manda entregar um ursinho de pelúcia para a menina de cinco anos que esteve doente.
Dica: consulte seu cliente após o fechamento da negociação e veja a sua satisfação, pergunte o que achou do atendimento, se há duvidas sobre as funcionalidades do produto ou utilidades do serviço... Ele quer segurança e garantia. Esteja por perto!
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